domingo, 14 de dezembro de 2008

Capitu, Machado, globo e Beirut

A rede globo conseguiu mais uma vez fazer uma grande microsérie. Desta vez relembrando seus espectadores, da misteriosa história ,de Capitu e Bentinho escrita por Machado de Assis. Está que levou o nome da dona dos "TEMIDOS e APRECIADOS" Olhos de ressaca, CAPITU. O enredo já conhecido de alguns e não de outros foi mostrados em 5 capítulos. Luiz Fernando Carvalho transformou a obra em série de curtos capítulos que contariam as trama principal de um estilo próprio. Misturou teatro, literatura e TV encantando muitos telespectadores da forma que retratou trazendo um pouco para os tempos modernos com um toque épico.

A série contou com atores como Paulo José, Eliane Geardini, Maria Fernanda Cadido , o jovem ator Cesar Cardeiro e apresenta Letícia Persile(cantora do Manacá). A interpretação dos atores acredito ser a peça chave do sucesso da microsérie. Cada um deu seu toque especial para os personagens. E por falar em personagens!!! Logo nos primeiros capítulo, quando Bentinho beija pela 1ª vez Capitulina nos deparamos com uma musica chamada Elephant Gun da banda Beirut.

Beirut não é muito conhecida por aqui, mas teve um grande numeros de acessos em seu videos postado no Youtube. A música passa vários sentimentos para que a escute diante daquela belissima cena do primeiro beijo. Para que não conhece vai a indicação veja no youtube o video da banda. Eles misturam um pouco de folk e elementos do Leste Europeu vale a pena conferir.

Elephant Gun fala sobre a juventude , duas dificuldades e trasformações e acredito ser isso que a liga a Bentinho e Capitu. Eles estão passando por trasformações e se veêm passando da amizade para o amor que junto com a melodia fica perfeito.

Em CAPITU você encontra o brilhantismo de Machado de Assis e a inovação de Luiz Fernando Carvalho que junto com o nome da Rede Globo e seus talentosos atores e a melodia de Beirut e tantos outros artista não deu outra SUCESSO.

Para quem não leu o livro fica outra dica: Dom Casmurro de Joaquim Maria Machado de Assis.

Pessoal comentem ai gostaram da série? já conheciam a história? e Beirut já ouviu e Manacá?

3 comentários:

Érica disse...

A "Toda poderosa" apesar de ter como ponto forte as novelinhas de massa, realmente fez um bom trabalho com a obra do Machado!
Aliás esse ar meio teatral que eles já haviam investido na outra minisérie "Hoje é dia de Maria" faz toda a diferença. A triha sonora também foi perfeita, as músicas são maravilhosas.
Só não gostei muito do final, pois ficou subentendido que a Capitu realmente traiu o Bentinho. No livro o leitor tem espaço pra interpretar o final, o mistério fica no ar!Eu mesmo por exemplo, não acredito que ela tenha traido o Bentinho. Pra mim tudo não passou de insanidade e ciúmes doentio.
É importante que se mostre um pouco da literatura mesmo que seja dessa forma, afinal tem muita gente que ou por falta de tempo ou por falta de vontade, jamais abririam um livro de Machado de Assis para ler. Mas o melhor mesmo é saber apreciar de tudo um pouco, por isso ai fica o conselho:
"Desliga a TV e vai ler um livro!"

Tih... disse...

Capitu foi uma microsérie muito parecida com "Hoje é Dia de Maria". Como eu não havia assistiso Hoje é Dia, então adorei Capitu.

Eu tava muito curioso pra saber o nome da música. Valew pela dica Ana.

Vê se att mais vezes neh.
Bjo.

Emilie disse...

eu gostei da minimilissima série. mas , sei lá, achei o Dom Casmurro (o ator que o interpreta)muito teatral.
Mas, o Bentinho e a Capitu ficaram perfeitos.
só lamento não ter assistido á todos os ep.
espero que lancem o DVD.ah, eu também amei aquela música de fundo.
apesar de nunca ter ouvido antes Beirut,fui atrás da música e baixei^^